top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

Paralisia Facial pelo vírus zoster – o que você deve saber?

Atualizado: 24 de jul. de 2022


O que causa este tipo de paralisia?

Esta Paralisia Facial pode ser causada por uma infecção do nervo facial pelo vírus Varicela-Zoster.

Como nos infectamos por este vírus?

Comumente na infância. Este vírus costuma causar o quadro de varicela, também conhecida por catapora, doença muito comum no passado. Com a introdução de vacina para este vírus nos últimos anos, o número de crianças e jovens com esta doença diminuiu sensivelmente.

E como acontece a Paralisia Facial?

Naquelas pessoas que foram infectadas na infância, este vírus fica “incubado” no tecido nervoso. Na idade adulta, por motivos os mais variados, este vírus pode se reativar causando dor localizada e lesões na pele. Quadro chamado Herpes zoster ou popularmente chamada de “cobreiro”. Quando o vírus se reativa e afeta o nervo facial ocorre uma paralisia da face que é chamada de Síndrome de Ramsay Hunt.

Qual o quadro clínico da doença?

Há o aparecimento de lesões da pele na região da concha da orelha (entra do orifício do conduto do ouvido). Ocorre dor intensa na região do ouvido que pode preceder as lesões de pele. Aparece a paralisia da hemiface do lado das lesões e da dor.

É necessário exames para o diagnóstico?

Geralmente o exame clínico é suficiente para o diagnóstico, mas em alguns casos a Ressonância magnética e a eletroneuromiografia podem serem uteis.

Como deve-se tratar este tipo de paralisia?

O tratamento deve ser realizado com medicamentos para reduzir o processo inflamatório e medicamento antiviral. Cuidados com o olho utilizando colírios adequados a lubrificação ocular e proteção ocular a noite é importante.

Nota importante – estas informações são apenas orientações aos leitores e, em nenhum momento, substituem o atendimento médico e o tratamento prescrito por um profissional. Na vigência destes sintomas procure seu médico.

Saiba mais sobre paralisia facial e sobre o Dr. Paulo Lazarini em nosso site www.paulolazariniotorrino.com.br

5.095 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page