• Foto do escritorPaulo Lazarini

Otite média secretora ou serosa - uma otite que não dói!

Atualizado: 19 de mar. de 2023

A otite média secretora é uma doença em que o ouvido médio (porção do ouvido entre a membrana do tímpano e a cóclea) fica preenchido com líquido, sem sinais de infecção aguda. Isso ocorre quando a tuba auditiva, que é um canal que liga o ouvido médio ao fundo do nariz), não consegue drenar adequadamente o líquido produzido no ouvido médio.

Essa condição é mais comum em crianças, especialmente aquelas com idade entre seis meses e três anos, devido ao fato de suas tubas auditivas da criança, quando comparada com a de adultos, serem mais estreitas e terem um diâmetro maior além de menor inclinação em relação ao ouvido médio. Além disso, as crianças são mais suscetíveis a infecções respiratórias, que podem afetar as tubas auditivas e levar a otite média secretora. Uma das principais causas na infância é a hipertrofia de adenóides.

Já, no adulto, a tuba auditiva é longa, inclinada e com pequeno diâmetro o que reduz a incidência da Otite média secretora nesta faixa etária. É comum em algumas situações sentirmos o ouvido tampar como ocorre durante uma aterrisagem de avião. Nestes casos, mastigar ou tentar engolir saliva podem abrir o óstio da tuba e proporcionar a entrada de ar no ouvido. Quando isto não ocorre, a chamada manobra de Valsalva, em que tampamos o nariz com os dedos, fechamos a boca e forçamos o ar para o ouvido, pode melhorar a obstrução.

No adulto os processos infecciosos de seios da face como rinossinusites, distúrbios de descompressão em mergulho ou voos, tumores de rinofaringe e lesões da base de crânio podem obstruir os óstios da tuba o que determina a sensação de ouvido tampado.

Os sintomas da otite média secretora podem incluir perda auditiva temporária, sensação de pressão ou plenitude no ouvido, zumbido e, em alguns raros casos, tontura. As crianças podem apresentar dificuldades de audição, o que pode afetar o desenvolvimento da fala e da linguagem. Este fato é de grande importância pois muitas vezes a doença é silenciosa na infância e a perda auditiva pode levar a dificuldades no aprendizado, notadamente no período de alfabetização.

O diagnóstico da otite média secretora é feito através de um exame físico do ouvido pelo médico otorrinolaringologista, que pode identificar a presença de líquido no ouvido médio. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um teste de audição para avaliar a extensão da perda auditiva bem como o exame de impedanciometria para avaliar a mobilidade do tímpano e a presença de líquido.

O tratamento da otite média secretora depende da gravidade dos sintomas e da duração do quadro clínico. Em muitos casos, a otite média secretora pode desaparecer sozinha em algumas semanas a alguns meses, sem tratamento específico. No entanto, se a perda auditiva persistir ou houver outras complicações, pode ser necessário usar medicamentos, como corticosteroides ou antibióticos. Exercícios com alguns dispositivos, como o OTOVENT, que forçam a abertura da tuba podem ser utilizado.

Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia para drenar o líquido do ouvido médio com a colocação de um tubo de ventilação que permanecerá no tímpano por algum tempo e irá ventilar a orelha média. Mais recentemente o uso de dilatadores da tuba auditiva, através de balões insufláveis, vem sendo aplicados em adultos com quadros crônicos de disfunção da tuba auditiva.

Em geral, a otite média secretora é uma condição temporária e, com o tratamento adequado, a maioria das pessoas se recupera completamente. É importante procurar um médico se você ou familiar apresentar sintomas de otite média secretora para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Saiba mais em www.paulolazariniotorrino.com.br