top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

Lavagem dos ouvidos - eu preciso fazer?

Atualizado: 15 de jun. de 2021


Não há nada mais desconfortável do que dar um mergulho na piscina ou no mar e sair com o ouvido tampado. Ou ainda, ao utilizar um cotonete, sentir que o ouvido entupiu! E como o Otorrinolaringologista pode ajudá-lo?


Vamos lembrar que temos um pequeno canal no ouvido o qual entra em direção ao tímpano (uma pequena membrana). É neste canal que temos pequenas glândulas que produzem a cera ou cerume (substância protetora da pele contra infecções locais). Habitualmente a cera é eliminada diariamente pelo nosso ouvido e você pode limpar utilizando-se do seu dedo indicador e uma toalha fina ou um lenço de papel após o banho. VOCE NÃO DEVE INTRODUZIR QUALQUER OBJETO NESTE CANAL PARA A LIMPEZA. ALTO RISCO DE ACIDENTES.


A introdução de cotonete no canal pode empurrar a cera para o seu interior e, assim, após a entrada de água no ouvido, há um bloqueio do som e você passa a sentir que a audição está mais abafada e há uma pressão dentro do ouvido. O uso de cotonetes ou outros objetos como grampo, palito de fósforo, tampa de caneta entre outros, podem traumatizar o canal do ouvido e, até mesmo, a membrana timpânica e os ossículos do ouvido. Nestas circunstâncias, pode ocorrer perfuração do tímpano, sangramento, tonturas e perda auditiva. EVITE TOMAR ESTAS MEDIDAS INTEMPESTIVAS.


Medidas como uso de gotas com álcool ou medicamentos para amolecer a cera geralmente não funcionam e, por vezes, pioram os sintomas.


E assim, a ajuda do otorrino será fundamental. Por meio de instrumentos ou por uma lavagem do ouvido a cera pode ser removida e os sintomas resolvidos. Em alguns casos, pode haver infecção associada e será necessário o tratamento com medicamentos.


Caso pessoas não habilitadas e nem treinadas para o procedimento o tentem fazer podem causar danos ao ouvido desde pequenas lesões até lesões mais graves e irreversíveis. Há ainda a divulgação pelas redes sociais de uso de técnicas orientais para a tentativa de remoção e que também por vezes causam dano ao ouvido. EVITE AVENTURAS!


Tenha a consciência de que procurar um profissional médico e bem treinado como um otorrinolaringologista será a melhor medida que você poderá tomar para o seu bem estar e segurança.


Dr. Paulo Roberto Lazarini – CRM SP - 48.374


190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page