top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

DOR DE OUVIDO – O QUE CAUSA E COMO CUIDAR


A dor de ouvido aguda é uma das principais queixas que levam os pacientes ao consultório do otorrinolaringologista. Embora mais frequente em crianças, a chamada otalgia também pode acontecer em adultos.

Normalmente as pessoas chegam ao consultório acreditando que seja um problema do ouvido (otalgia primária) que esteja ocasionando a dor, mas nem sempre isto é verdadeiro. Outros problemas de saúde podem ocasionar a dor no ouvido (otalgia secundária).

Entre as causas de otalgia temos as infecções do ouvido que podem ser determinadas por vírus, bactérias ou fungos. A chamada otite externa geralmente ocorre no verão e tem relação frequente com a natação, sendo mais frequente em adultos. Já, a otite média aguda tem relação com infecções de vias respiratórias como a sinusite e quadros gripais sendo mais comum na infância. Nestas circunstâncias, a associação com queixas de ouvidos tampados, coceira e secreção podem estar presentes.

Não é incomum que durante a aterrisagem de avião o paciente possa ter dor de ouvido. Isto ocorre em função da mudança da pressão do ar atmosférico e da cabine do avião o que leva a retração intensa do tímpano e, com isto, a dor aguda. Medidas como mastigar ou assoprar o ar respirado com o nariz e boca fechada podem minimizar estes sintomas. Alguns casos apresentam pequena hemorragia (Hemotimpano) e nesta situação será necessária avaliação pelo otorrino.

Dor aguda no ouvido pode ocorrer na vigência de Paralisia de Bell ou Paralisia por Zoster.

Muitas vezes o paciente, embora tenha otalgia, pode apresentar outras doenças que levam a dor irradiada para o ouvido.

As inflamações da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) podem ocasionar dor no ouvido e estão relacionadas a situações de falhas dentárias, alterações da mordida e contração dos músculos da mandíbula durante o sono, geralmente por situações de tensão nervosa.

É frequente que na vigência de infecção de garganta, as chamadas amigdalites, bem como na presença de aftas ou dor de dente, haja irradiação da dor para o ouvido.

Problemas de tumores envolvendo a laringe e o pescoço podem ocasionar otalgia nas fases mais avançadas da doença.

Vale lembrar que você deve procurar um médico quando sentir este tipo de problema. A automedicação, muito comum em casos de dor no ouvido, pode ser inadequada ao seu problema.

374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page