top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

O que é sincinesia ?

A sincinesia é uma sequela da paralisia facial. Ela pode acontecer durante o período de recuperação da função do nervo facial afetado por um vírus como no caso da paralisia de Bell ou em casos traumáticos como fratura de crânio, entre outras causas.

O nervo facial do ser humano conta com 8 mil fibras nervosas que vão inervar os músculos que fazem os movimentos da face como sorrir, fechar os olhos e piscar entres outros. Ele tem uma característica anatômica especial por ter um longo trajeto intra-ósseo no osso temporal ( osso onde esta inserido a orelha).

Ao sofre um dano por uma infecção viral ou trauma, o nervo incha e acaba sendo comprimido no interior deste canal ósseo onde ele está. A medida que isto ocorre, a circulação sanguínea diminui, o inchaço do nervo aumenta e várias fibras do nervo se degeneram a partir do ponto afetado, o que leva a paralisia da face.

Com o uso de medicamentos adequados, o processo inflamatório diminui e cria-se uma condição favorável a regeneração das fibras nervosas que haviam degenerado. A medida que estas fibras crescem, a maioria segue o caminho que tinham anteriormente e vão inervar o músculo a que estavam relacionado ao movimento. Aquelas fibras que vão para os músculos que fazem o sorriso ou que fecham os olhos voltam para sua posição e função inicial.

Mas, em casos com grave degeneração neural, infelizmente algumas fibras nervosas seguem um caminho errôneo e vão inervar músculos aos quais não deveriam estimular. Pode ocorrer situações como fibras nervosas que deveriam ir para os músculos palpebrais, seguem para os músculos da boca. Deste modo, o individuo ao tentar fechar o olho também esboça um movimento de sorriso (sincinesia óculo-oral). Caso na reinervação ocorra das fibras que iriam para os músculos orais, migrarem para os palpebrais, a pessoa ao tentar sorrir fechará o olho (sincinesia oro-ocular).

A sincinesia só ocorre em casos onde tenha alguma recuperação do nervo facial e pode ser muito incomoda ao paciente ao ponto de gerar desconforto durante a movimentação facial.

A prevenção da sincinesia depende de um tratamento adequado da paralisia e, uma vez instalada, pode ser necessário o uso de toxina botulínica, fisioterapia e, eventualmente, pequenos procedimentos cirúrgicos.


250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page