top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

Minha cefaleia é por sinusite aguda?

Atualizado: 20 de abr. de 2021



Nem toda cefaleia é decorrente de uma sinusite aguda, mas ela é uma das principais causas de dor de cabeça. Assim, é importante que você entenda que os sinus ou seios da face são cavidades anexas ao nariz e possuem o mesmo tipo de revestimento, a mucosa nasossinusal. Ela é importante na produção de muco que auxiliam na limpeza das cavidades, na umidificação do ar inspirado e no combate a vírus, bactérias e fungos que respiramos. Quando há um processo inflamatório desta mucosa, podemos dizer que há uma sinusite.

A causa da sinusite aguda é bem variada e a mais frequente ocorre após alguns dias de quadro gripal quando a secreção nasal vai se tornando mais espessa e amarelo-esverdeada. Há obstrução nasal progressiva. O paciente começa a notar a drenagem de secreção para a região posterior do nariz e garganta o que ocasiona frequentemente uma tosse irritativa principalmente ao deitar-se.

Já a famosa cefaleia, que no início do quadro gripal atingia difusamente toda a cabeça torna-se mais localizada e intensa. A localização da dor dependerá da cavidade sinusal acometida. O paciente pode ter febre baixa e mal-estar geral.

O exame otorrinolaringológico é muito importante para o diagnóstico pois através de exames como a nasofibroscopia, será possível ver os pontos de drenagem nas cavidades sinusais para o nariz. A presença de secreção purulenta nestes pontos define o diagnóstico.

O tratamento médico inclui o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e lavagem nasal.

Veja algumas dicas sobre a sinusite aguda:

• Geralmente dias após um quadro gripal

• Obstrução nasal progressiva e intensa

• Presença de secreção amarelada ou esverdeada no nariz.

• Sensação de secreção descendo do nariz para a garganta, principalmente quando deitado

• Tosse seca principalmente à noite

• Cefaleia que se agrava ao final do dia

• Dor nos dentes superiores quando caminha ou abaixa a cabeça


Nota importante – estas informações são apenas orientações aos leitores e, em nenhum momento, substituem o atendimento médico e o tratamento prescrito por um profissional. Na vigência destes sintomas procure seu médico.

CRM-SP 48.374 RQE - 53.625


7.548 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page