Existe vacina para prevenir Paralisia Facial?

Atualizado: 19 de mar. de 2023

Esta é uma pergunta que tem sido feita frequentemente por pacientes em nosso consultório. Uma das principais causas de paralisia facial periférica (quando há paralisa de toda a metade da face) é a infecção do nervo facial por alguns vírus entre eles o vírus herpes simples tipo I (VHS-I) e o vírus varicela zoster. Estes vírus causam uma inflamação no nervo facial e, com isto, afeta a movimentação da face por um mecanismo chamado de reativação viral.

Habitualmente eles são vírus que entram em contato conosco ainda na infância. Nesta ocasião as crianças desenvolvem uma doença chamada de estomatite no caso do VHS tipo I. Já, no caso do vírus varicela-zoster, algumas crianças desenvolvem a conhecida catapora. Felizmente, com o uso de vacina da catapora na infância, estes casos diminuíram muito. Mas, muitos adultos não foram vacinados na infância, pois na época a vacina ainda não existia e tiveram catapora.

Após alguns dias após a estomatite ou após a catapora, estes vírus ficarão guardados no nosso corpo por toda a vida. Em algum momento da vida adulta, por situações de stress, doenças graves ou causas ainda desconhecidas, estes vírus podem voltar a se multiplicar dentro do nosso corpo e causar, em alguns pacientes, o comprometimento do nervo facial ou de outros nervos.

No caso da Paralisia de Bell, a causa mais comum de paralisia, o vírus envolvido é o VHS-I enquanto a Paralisia de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster, sendo uma forma específica de Herpes-zoster.

Recentemente, foi colocada uma nova vacina recombinante para o vírus varicela-zoster e tem como objetivo reduzir a chance de reativação deste vírus e da dor neurálgica pós- infecção.

Esta vacina é indicada para a prevenção de herpes zoster em adultos com 50 anos ou mais e em adultos com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de Herpes Zoster.

Não há dados conclusivos de que o uso da vacina em indivíduos que tiveram quadro de Herpes Zoster previamente possa reduzir possíveis recidivas. Assim, para paciente que tiveram Paralisia de Ramsay Hunt, o uso da vacina ainda não pode ser considerado como medida segura para se evitar novos episódios. De qualquer modo, a aplicação da vacina obedecendo-se os critérios recomendados em bula devem ser seguidos.

Não há vacina para a prevenção do herpes simples tipo I e, por consequência, para a Paralisia de Bell infelizmente.