top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

Exame Otoneurológico Completo - Faça seu exame tranquilo

Atualizado: 11 de jun. de 2021

Exame Otoneurológico - O que é?


É um exame para avaliar como está funcionando o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo. Ele é indicado para pessoas que apresentam quadro de tonturas, vertigem ou desequilíbrio – a chamada “labirintite”. Ou ainda, em alguns casos com problemas auditivos ou zumbidos. Com este exame o médico otorrinolaringologista saberá se há alguma alteração no funcionamento do labirinto e poderá diagnosticar e tratar as doenças que o afetam.


Ouvi dizer que este exame incomoda muito?


Em nossa clínica o exame é realizado por profissional fonoaudiólogo com apoio técnico de médico otorrinolaringologista. Cada passo do exame é explicado ao paciente e ele terá suas dúvidas dirimidas.


No passado o exame era realizado com estímulos por meio de jatos de água quente e fria nos ouvidos, o que causava muito desconforto durante o exame. Isto tem gerado preocupações nos pacientes que farão o exame pelos relatos de conhecidos ou parentes que fizeram o exame com esta técnica.


Com o advento de novos equipamentos mais sensíveis à captação dos movimentos e a utilização dos estímulos agora com ar, estes efeitos indesejados durante o teste reduziram-se drasticamente. Na Clínica Prof. Dr. Paulo Lazarini, você dispõe destes modernos equipamentos para a realização do teste.


Como é feito este exame?


O individuo é posicionado numa cadeia de exame e coloca-se um óculos (semelhante à aqueles utilizados em simuladores) com sensores capazes de captar a movimentação ocular enquanto o paciente segue com a visão um ponto de luz que fará vários movimentos em uma tela digital.

Será também realizado movimentos do corpo e da cabeça para registro da movimentação ocular durante estas manobras.

Depois disto, o paciente ficará deitado em uma maca e será aplicado ar aquecido ou frio nos ouvidos, com a finalidade de estimular o labirinto de cada lado.

Ainda, como parte do exame, realiza-se a avaliação auditiva do paciente em uma cabine acústica em complemento ao exame do labirinto.

O teste não é doloroso e dura cerca de 40-50 minutos. Um computador registra todo o exame detalhadamente e o laudo, com todos estes registros, é entregue ao paciente.



Meu médico pediu um exame do labirinto com nome diferente. Vocês fazem?


O exame otoneurológico completo também é conhecido por diversos outros nomes como testes vestibulares, pesquisa de nistagmo, VENG, prova calórica do labirinto, eletronistagmografia ou vectonistagmografia. Nosso exame contempla a todos eles.


Preciso de algum preparo?


Sim. Nos quatro dias antes do exame, o paciente deve:

1. suspender o uso de medicamentos para tontura, calmantes e antidepressivos

2. não tomar chá preto, café em qualquer quantidade, chocolate, refrigerantes tipo cola ou bebidas alcoólicas

3. não fumar

4. jejum absoluto 2 horas antes do exame

5. não utilizar lentes de contato ou qualquer tipo de maquiagem ou creme para a face olhos no dia do exame

6. vir acompanhado(a) e chegar com 15 minutos de antecedência


Produzido por: Prof. Dr. Paulo Roberto Lazarini - CREMESP 48.374 RQE – 53.625


1.379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page