top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Lazarini

Desvio de septo nasal – o vilão oculto na nossa respiração

Atualizado: 15 de jun. de 2021


O que é o septo nasal?

É uma estrutura que divide o nariz ao meio. A sua porção mais anterior é formada por uma cartilagem (quadrangular) e a parte posterior é formada por ossos (lâmina perpendicular do etmoide e vômer).


Por que o septo pode desviar?

Geralmente durante o período de adolescência quando há uma desproporção de crescimento entre a cartilagem e os ossos que formam o nariz. Pode ainda ser decorrente de traumas nasais como quedas principalmente na infância ou agressões frequentemente nos adultos jovens. Algumas doenças infecciosas crônicas mais raras também podem levar a desvio ou perfuração septal com a leishmaniose, a hanseníase e a sífilis.


Quais os sintomas?

Nem sempre o desvio causa sintomas, principalmente quando há pequenos desvios. A obstrução nasal é o principal sintoma e pode ser mais intenso no lado onde o septo está bem desviado. As vezes ambos os lados se encontram comprometidos em função de sinuosidade do septo, o que é bem comum.


O desvio pode causar sinusite?

Pode sim. A presença deste desvio a ocluir os óstios de drenagem dos seios da face pode bloquear a saída de muco e tornar estas cavidades em um ótimo ambiente para crescimento bacteriano e gerar a sinusite. A associação de desvio de septo nasal e o aumento de tamanho dos cornetos nasais podem ocasionar o agravamento destes sintomas sinusais.


Como saber se tenho desvio de septo?

O exame clínico realizado pelo otorrinolaringologista é o suficiente para se fazer o diagnóstico. Exames complementares como a nasofibrolaringoscopia e a tomografia computadorizada também podem auxiliar.


O desvio pode ser a causa do meu ronco?

Sim. Mas geralmente, nestes casos, o desvio pode estar associado a obesidade, sedentarismo e outras alterações do palato, língua e amigdalas palatinas para gerar o ronco e, até mesmo, a apneia do sono.


Como posso tratar meu desvio?

Nem todo desvio necessita de tratamento, principalmente se não tiver sintomas. Quando sintomático, a cirurgia para corrigir este desvio é o preconizado (septoplastia). Não há tratamento clínico para o desvio de septo nasal.


1.539 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page