Doenças que afetam o labirinto (estrutura interna do ouvido) podem causar tonturas, na maioria das vezes rotatórias. Geralmente acompanhadas de náuseas e vômitos quando é mais intensa. Diversas são as causas destas doenças que são erroneamente chamadas de "labirintite". Doenças do ouvido como a Doença de Meniere; doenças metabólicas como o diabetes; doenças circulatórias como a arteriosclerose e a hipertensão arterial; doenças virais como a neurite vestibular; distúrbios dos otolitos também chamados de cristais (VPPB) podem ser a causas entre outras.
A investigação clinica deve ser feita por médico especialista como o otorrinolaringologista que, por meio de exame clinico e um exame especializado - exame otoneurológico - poderá fazer o diagnóstico mais preciso e o adequado tratamento.
Nem sempre a tontura é ocasionada por problemas no labirinto e, portanto, é necessário que um médico faça um exame bem detalhado. Em algumas circunstâncias a Tomografia computadorizada ou a Ressonância magnética podem ser necessárias pois algumas doenças neurológicas podem determinar a tontura.
Assim, segue algumas dicas que você deve seguir casos tenha um diagnóstico de doença labiríntica.
Na vigência de tonturas rotatórias (vertigem) utilize estas orientações e procure assistência médica assim que possível:
1. Evite o consumo de alimentos que contenham cafeína como café, chá preto, chocolate e bebidas tipo cola
2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
3. Evite utilizar medicamentos sem orientação médica
4. Mantenha-se em ambientes claros e iluminados mesmo a noite pois a visão ajuda a manter o equilíbrio do corpo
5. Tenha a companhia de alguém para se locomover nos casos de tonturas mais intensas
6. Tome banho sentado(a) de preferência numa cadeira plástica
7. Atividades físicas devem sem mais restritas durante as crises
8. Evite dirigir pois os riscos de acidentes são maiores
9. Em caso de tonturas intensas, náuseas e cefaléia, procure assistência médica o quanto antes para ser medicado(a)
10. Tonturas podem ter diversas causas e o auxílio do otorrinolaringologista no diagnóstico e no tratamento será fundamental para a sua plena recuperação
Comentarios